LANÇAMENTO

Livro aborda a atuação da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde nos últimos 20 anos

Protagonismo brasileiro na resposta ao HIV é tema de um dos artigos da obra, que será lançada em conjunto pelo Ministério da Saúde e Fiocruz

08.11.2018 - 01:00
12.11.2018 - 10:24

 

[node:title]O Ministério da Saúde lança, em conjunto com a Fiocruz Brasília, no dia 14 de novembro, o livro “Saúde e Política Externa: os 20 anos da Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde (1998-2018)”, que reúne 18 artigos sobre a atuação da assessoria internacional no período. O evento será no auditório interno da Fiocruz Brasília (avenida L3 norte, s/n, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A, SC4, Bloco Educacional, 1º andar, Asa Norte), a partir das 9h.

Os artigos foram escritos por funcionários e profissionais envolvidos nas atividades da Assessoria de Assuntos Internacionais (AISA) e mostra os desafios da atuação do corpo técnico da assessoria, além de ressaltar a dedicação da área a temas estratégicos para o Ministério da Saúde e o Brasil.

O Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) participa no capitulo “A Cooperação Internacional em Saúde” com o artigo “Cooperação técnica e humanitária internacional e o protagonismo brasileiro na resposta regional e global ao HIV”, de autoria do analista técnico de políticas sociais, Mauro Teixeira de Figueiredo. Em resumo, o artigo destaca os avanços alcançados pelo Brasil nas respostas ao HIV com a oferta de tratamento universal e gratuito às pessoas vivendo com HIV. Tal ação, segundo o artigo, conferiu ao país o protagonismo em fóruns e instâncias internacionais relacionadas à epidemia.

O livro evidencia que a AISA tem se dedicado a temas estratégicos para o Ministério da Saúde e para o Brasil, contribuindo para o fortalecimento da política externa brasileira, para a defesa dos princípios que orientam o Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção de melhorias efetivas na saúde, dentro e fora do país. Os temas propostos não esgotam a atuação da AISA, mas dão importante panorama de parcela significativa de suas atividades. A obra está disponível para download na Biblioteca Virtual em Saúde.

A AISA é uma unidade organizacional institucionalmente ligada ao Gabinete do Ministro da Saúde, com competência para lidar com os temas internacionais de interesse do Ministério da Saúde e assessorar o ministro de Estado em questões da área internacional. 

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV