EVENTO

A pesquisa nas políticas públicas e a prevenção do HIV são tema do I Congresso da Brapep

Resultados de pesquisas e panorama da sífilis e do HIV foram destaques na apresentação

06.08.2018 - 14:22
22.08.2018 - 17:50

 

[node:title]Com o tema “Estratégias de prevenção ao HIV-AIDS: das evidências de pesquisa à aplicação nas políticas públicas”, a diretora do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, Adele Benzaken, participou na segunda-feira (6) do I Congresso da Associação Brasileira de Pesquisa em Prevenção e Promoção da Saúde (Brapep), em Brasília.

Foram apresentados o panorama da epidemia do HIV no Brasil; dados da sífilis; as ações de Prevenção Combinada; o tratamento do HIV no país; o uso do auto teste no país; a expansão da Profilaxia Pós-Exposição (PEP); e a implantação e resultados, de janeiro a junho de 2018, da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) no Brasil.

Também foram expostos os resultados da Pesquisa PrEP/Brasil (Fiocruz); estudos de tratamento antirretroviral; Projeto Viva Melhor Sabendo; pesquisas com usuários de crack e com pessoas privadas de liberdade; e as pesquisas RDS, que estimam a prevalência de HIV e de outras IST em gays e homens que fazem sexo com homens (HSH), trabalhadoras do sexo, mulheres trans e travestis.

“Parabenizo a iniciativa da Brapep ao realizar, pela primeira vez, um evento voltado às questões ligadas à pesquisa aplicada nas políticas públicas e com foco nas desigualdades e na violência de gênero, no racismo e nos problemas relacionados aos jovens”, destacou a diretora do DIAHV.

Participam do evento, que encerra nesta terça-feira (7), 150 especialistas, pesquisadores, estudantes e profissionais que atuam em projetos de prevenção em contextos, promoção da saúde e da saúde mental por todo o país.

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

Estratégias de prevenção ao HIV/Aids e a pesquisa nas políticas públicas em debate em evento na UnB