COMISSÕES

CNAIDS define mecanismos para avaliar desempenho nos componentes de ação e controle das IST

Integrantes da Comissão estiveram reunidos em Brasília para debater entre outros temas do relatório de gestão do DIAHV

19.10.2018 - 10:54
26.10.2018 - 10:35

 

[node:title]Membros da sociedade civil e do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde se reuniram nesta terça-feira (16) para a 126ª Reunião da Comissão Nacional de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais (Cnaids) para avaliar o desempenho dos componentes de ação e controle das IST que, dentro do relatório de gestão, apresentou dados analisando os resultados obtidos ao longo dos últimos anos e as perspectivas para 2019.

Esse documento também mostrou os avanços alcançados no período nas diferentes frentes e envolvendo os agravos que estão sob a responsabilidade do Departamento. A apresentação demonstrou como resultados importantes, o tratamento para todos (destacando o aumento do número de pessoas com hepatite C tratadas e aumento de pessoas vivendo com HIV em tratamento), além da ampliação significativa da testagem. Do ponto de vista da sustentabilidade programática, o departamento está seguro da continuidade das ações.

A reunião foi aberta pela diretora do DIAHV, Adele Benzaken, que atualizou os participantes sobre as principais ações realizadas no ano. A diretora também destacou as prioridades do Ministério da Saúde para 2019. “Nossa meta passa pela redução da mortalidade das pessoas que vivem com HIV, redução da hepatite D na região Norte, redução da transmissão vertical da sífilis, do HIV e da Hepatite B.

Além disso, Benzaken, ainda ressaltou o fortalecimento das ações do DIAHV para aumentar o número de pessoas tratadas para Hepatite C, ampliar a oferta dos serviços que disponibilizam Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Profilaxia Pós Exposição (PEP) e ampliar o acesso à prevenção, diagnóstico e tratamento para as populações-chave.

Por fim, a diretora reiterou o desenvolvimento de estratégias para promover o cuidado compartilhado às pessoas com IST, hepatites virais e o cuidado continuo às PVHIV na Rede de Atenção à Saúde e, por fim, desenvolver estratégias para a qualificação dos dados e informações sobre diagnóstico e tratamento da sífilis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais nos sistemas de informação do Ministério da Saúde.

Ao final da reunião, Cnaids indicou a recomendação de um documento de apoio à resposta brasileira, indicando ser esta uma política de Estado e não de Governo. Este documento será redigido por membros da Comissão e em breve estará disponível para consulta.

Sobre a Cnaids – Instituída em 1986, a Comissão Nacional Comissão Nacional de IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (Cnaids) é a principal instância de participação da sociedade civil na elaboração da resposta à esses agravos. O objetivo da Cnaids é o de assessorar o Ministério da Saúde na definição de mecanismos técnicos e científicos para controle desses três agravos. Participaram da 126ª Cnaids membros das áreas técnicas do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV) do Ministério da Saúde representantes da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT); da Articulação das ONGs/Aids das regiões; da Aliança Independente de Grupos de Apoio (AIGA); da Articulação Nacional de Luta Contra a Aids (ANAIDS); do Ministério da Defesa; do Programa Conjunto das Nações Unidas Sobre HIV/AIDS – UNAIDS); do Conselho Nacional de secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS); do Conselho Federal de Psicologia; do Programa Conjunto das Nações Unidas Sobre HIV/AIDS (UNAIDS); do Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas; da Sociedade Brasileira de Hepatologia;  da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids; da Articulação Nacional de Saúde de Direitos Humanos (ANSDH); da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ); representante dos Programas de Hepatites Virais; da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI); da Sociedade Brasileira de DST (SBDST); do Movimento Brasileiro de Luta contra as Hepatites Virais (MBHV); da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV e Aids; da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN); do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS); da Secretaria Nacional De Direitos Humanos (SNPDH); Secretaria De Políticas Para Mulheres (SPM).

Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais
Conheça também a página do DIAHV no Facebook:
https://www.facebook.com/ISTAidsHV

AnexoTamanho
img_6129.jpg242.02 KB
Típo da notícia: Notícias do Dep. de IST, Aids e Hepatites ViraisTags: cnaids